FACTOR X

Artigo publicado Terça-feira, 28 de Abril de 2015 por querotemuito

O FACTOR X chegou a Sintra, à escola Visconde Juromenha.
Durante os meses de Maio e início de Junho tivemos todas as quartas-feiras uma turma de 5º ano só para nós e eles tiveram a nossa motivação, envolvimento e atenção exclusiva.
Jogámos, brincámos, reflectimos, crescemos.

O FACTOR X é um programa de enriquecimento de competências pessoais e sociais que pretende aumentar a confiança, auto-estima, capacidade de resposta perante situações de stress, treinar e promover um auto-controlo saudável e positivo e aumentar os níveis de bem-estar e satisfação das crianças e jovens que nele participam.

Promovido pela FAP-SINTRA com o apoio da Câmara Municipal de Sintra.

 

Quarta-feira, 13 de Maio de 2015
O primeiro dia de FACTOR X

Hoje tivemos a primeira tarde de atividades dedicadas a construir a nossa identidade de grupo e a conhecer-nos (melhor). Lembrámos e partilhámos porque é que temos o nome que temos, construímos as nossas regras especiais e o nosso “Grito Waka” (o lema do nosso grupo) que nos acompanhará nos próximos ateliers. Partilhámos coisas sobre nós próprios que alguns já conheciam e que outros puderam descobrir.
Envolvimento e motivação foram as palavras mágicas. Fomos muito bem recebidas e sabemos que o grupo voltará entusiasmado para o próximo atelier quando ouvimos “quero que isto se repita mais vezes” ou “não queria que isto acabasse”. Nós também não.

A Equipa X
Patrícia, Catarina e Joana

Quarta-feira, 20 de Maio de 2015
O segundo atelier do FACTOR X

E ao segundo atelier foi dia de “Amar-me” no Factor X.
Foi dia de falarmos ao coração uns dos outros e aquecê-lo numa explosão de elogios.
Como diziam os nossos companheiros de aventura da turma, é importante amarmo-nos para melhor amarmos os outros, e por isso é também importante saber que coisas boas os outros têm a dizer sobre nós. Mesmo sendo difícil no começo, os nossos aventureiros guardaram o constrangimento no bolso e lá foram eles espalhar elogios e falar bem nas costas dos colegas. Segundo eles, que bem que souberam estas “festinhas no ego”.
Depois de um momento de descontracção, diversão e partilha no lanche, voltámos com energia para encher a sala de quantas cores podem ter as nossas emoções, reflectindo como é espantoso conseguirmos adivinhar o que os colegas sentem apenas através da expressão do corpo.
E foi num “arco-íris” que terminámos o nosso segundo atelier, com a promessa de voltarmos na próxima semana com mais diversão e actividades para explorar.

A Equipa X
Patrícia, Catarina e Joana

Quarta-feira, 27 de Maio de 2015
O terceiro atelier do FACTOR X

Neste terceiro atelier não quisemos perder o foco positivo que tínhamos encontrado e adorado na semana passada! Começámos por criar uma árvore de nós próprios, com as nossas qualidades enraizadas e a dar fruto aos nossos sucessos, que não foram poucos! Às vezes nem damos conta das coisas que já atingimos! O calor pedia ar puro e a sombra do campo de futebol deu-nos rumo para lancharmos e jogarmos futebol humano, para não esquecer como é trabalhar em equipa. Não resistimos a permanecer neste ar fresco e aproveitámos as linhas de meio campo para fazer um círculo no qual partilhámos que profissões gostaríamos de ter e também aquelas que achamos assentar na perfeição aos nossos colegas! Já nos estamos a conhecer muito bem! Para terminar levámos para completar, durante a semana, um horário, porque não nos podemos esquecer de como eles são importantes! Mas este é um horário especial, onde devemos assinalar tanto os momentos para estudar como aqueles para descansar! Ficou assim a promessa de um último atelier que vai, com toda a certeza, deixar saudades…

A Equipa X
Patrícia, Catarina e Joana

Quarta-feira, 3 de Junho de 2015

E hoje foi o último de quatro fantásticos ateliers que tivemos no Factor X, com o nosso 5º ano. Este trazia a promessa de uma tarde inesquecível, para nós e para eles. A alegria e entusiasmo estampado no rosto dos nossos miúdos enquanto pintavam em papel de cenário o logotipo e o slogan do grupo, relembrava-nos porque estávamos ali e quem eramos quando estávamos ali: uma equipa, uma equipa unida e com uma identidade que ficará connosco.
Numa teia de laços partilhámos o que durante estas semanas mais nos encheu o coração e com a carta de memória a nossa turma deixou-nos com a certeza de que levarão esta experiência vida fora.
Nós, Equipa X, sabemos que sim, sabemos que terminámos mais ricas e maiores, sabemos através de um “aprendi a aceitar-me a mim e aos outros”, de um “vou ter saudades” e de um abraço apertado.
Por agora vamos, mas sabemos que iremos voltar.

A Equipa X
Patrícia, Catarina e Joana

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.